O que é ser FAT?

Por admin em

FAT = Família de Acolhimento Temporário

Muitas vezes recebemos alertas para emergências de animais que estão na via pública muito feridos, pelas mais variadas razões. No entanto, nem sempre é possível que esses animais deem entrada no abrigo, por exemplo, porque precisam de um tratamento prolongado a que não se pode dar seguimento se não houver ninguém responsável por ele. Outras vezes pode ser simplesmente por falta de lugar no abrigo. Estes são exemplos de casos em que apelamos a FAT’s.

O que é FAT?

Uma FAT é uma pessoa ou família que vai acolher o animal no seio do seu lar, cabendo-lhe dar ao animal muito afeto e providenciar a sua segurança e bem-estar. As despesas inerentes ao animal são suportadas pela associação. Não é um vínculo definitivo, mas sim mediante a disponibilidade, terminando quando aparece um adotante para o animal em questão ou, na impossibilidade de continuar a ser FAT, quando uma nova família se disponibiliza a acolhê-lo temporariamente.

O que precisa para ser FAT?

  • Um espaço calmo, acolhedor e seguro onde o animal possa residir temporariamente;
  • Tempo por parte do(a) FAT para fornecer os devidos cuidados ao animal hospedado. É necessário passear o animal (no caso de um cão) e dar-lhe o mínimo de atenção necessária à sua sociabilização.
  • Muito carinho. Tendo em conta que muitos dos animais recolhidos da rua que precisam com urgência de FAT encontram-se com uma saúde precária ou/e com necessidade de serem sociabilizados, todo o amor é necessário para transformar a vida destes patudos para algo melhor;

A importância de ser FAT:

Engana-se quem pensa que a função de FAT é irrelevante, quando muitas vezes pode ser fundamental para a sobrevivência de um animal ou até mesmo para voltar a aceitar contacto humano depois de verem a confiança ser gravemente abalada por situações de maus-tratos. Frequentemente, a FAT é também o primeiro contacto de um animal com um humano, como acontece no caso das inúmeras ninhadas que nascem na rua sem que saibamos do paradeiro da mãe e que precisam de apoio nos primeiros tempos de vida.

Ser FAT é uma responsabilidade muito gratificante, por isso se não pode adotar mas pode acolher um animal por um determinado período de tempo, entre em contacto connosco. Ao ser FAT vai estar a salvar vidas.

▶ Preencher Formulário de FAT

Categorias: FAT

0 comentários

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *